;”>Educação não consiste apenas em boas maneiras, é algo mais amplo, mais profundo, porque envolve o desenvolvimento da vontade, os problemas da saúde física, da higiene mental, da formação moral. Olga Brandão de Almeida;

Cuide da Mente - Por Olga Brandão de Almeida

São tantos os acidentes e as deformações morais da vida moderna, que se impõe dar a mente uma direção acertada.

Não desperta alegria nem oferece condições de saúde uma casa onde não entram luz e ar. Nos ambientes claros não se pisa em falso e os animais daninhos preferem os cantos sombrios. Casa arejada não tem miasmas e, por isso, aí se respira tranquilamente. Em cada aspiração não entra somente ar, mas também garantia de sobrevivência.


Se luz e ar são condições de vida, urge que se insista em procurá-los, abrindo janelas, fazendo que raios luminosos cheguem, embora através de telhas de vidro.

A mente é nosso lar interior. Como a casa material, também necessita de iluminação e arejamento, mas de um foco possante capaz de transpor paredes. Esse foco luminoso são as ideias providas de inteligência que é o próprio espírito. Aclare sua mente com ideias otimistas sem ódios ou tristezas.

Para que a vida não fique rotineira, há necessidade de torná-la atraente, procurando sempre algo que proporcione alegria e estímulo.

Quando as sombras de tristeza toldarem o brilho dos olhos, que são o espelho da alma, revista as paredes da mente com paisagens que recordem momentos felizes de sua vida; a visão do belo e a sensação de felicidade trarão a paz de espírito tão necessária à aquisição de novas energias.

Mas se um grande sofrimento reduz lhe o ânimo, apeie-se na vida espiritual, confie e espere, porque tudo se normalizará.

Cuide da Mente - Por Olga Brandão de Almeida
Fonte: Livro Caminhos certos
Colaboração: Aline Barroca