;”>Educação não consiste apenas em boas maneiras, é algo mais amplo, mais profundo, porque envolve o desenvolvimento da vontade, os problemas da saúde física, da higiene mental, da formação moral. Olga Brandão de Almeida;

A importância dos valores - Por Olga Brandão de Almeida

A vida só tem significação quando consiste na procura e aquisição de valores.

Há necessidade de proporcionar aos jovens valores condignos para que eles possam escolher. Valores não se adquirem sob pressão, mas sob estímulo. E estimular é sugerir valor pela força do exemplo.

A honestidade dos pais levará os filhos, em devido tempo, ao mesmo caminho.

Importa compreender que o indivíduo é senhor da própria vida para não cair na infantilidade de atribuir os males ao próximo ou ao destino.

A partir da puberdade, o ser humano não imita passivamente como na infância; procura conhecer o mundo, o valor dos atos e situações em futuro próximo ou remoto para tomar uma direção.

É justamente nessa fase que encontra o drama, porque surgem valores de natureza espiritual, material e social.

Trava-se, então, verdadeiro conflito íntimo, pois as forças exteriores muitas vezes vão de encontro ao que o espírito escolheu mesmo antes do nascimento.
Quando um espírito esclarecido encontra uma diretriz, mas é desviado pelas paixões, sofre muito ao deparar com os obstáculos aos seus anseios da liberdade, da justiça e do bem.

A mentira, o furto e a desordem são reflexos do espírito sem rumo, mas precisando de pouso para refletir. Tal pouso se encontra num clima onde se respira justiça e respeito.

Embora de natureza rebelde, os jovens desejam submeter-se a um objetivo, a um ideal. Por compreenderem de um modo confuso atos e situações é que encontram dificuldade nas tentativas.

— Além disso, como poderão realizar qualquer coisa de bom num mundo de tumultos?

Surge um mundo novo à espera de que ninguém seja excluído, mas todos tenham que se responsabilizar pela própria vida e pela do próximo.

De outra forma a juventude resvalará fatalmente para a perversão, para a baixa política.

É perigoso encaminhar os jovens onde os valores espirituais são renegados.

Embora a juventude simpatize com os sentimentos de sinceridade, honra e coragem, se não for disciplinada, reagirá de um modo oposto, atirando-se aos lazeres perigosos.

É um erro julgar que a liberdade excessiva livra os jovens das neuroses. A prova disso é o que está acontecendo. Não é no abandono que conseguirão uma mentalidade sadia para assimilar e resolver conflitos e problemas.

A intranquilidade que revelam é desejo de fixar personalidade, que significa realização de valores. Mas para consegui-la, quantas contradições, quantos desvios de que mais tarde se arrependerão!…

E quem na mocidade não conseguiu dominar os impulsos, com muita dificuldade o conseguirá na idade adulta.

A própria escolha da profissão depende do valor elaborado durante a adolescência.

Atualmente, a juventude é mais experiente, por natureza, alegre e rica de energia, mas nem por isso deixa de precisar da orientação dos mais velhos nas diferentes atividades e costumes.

Velhos e moços têm que caminhar de mãos dadas num intercâmbio de valores para estabelecer o equilíbrio entre a tradição e o progresso.

A adolescência, por ser uma fase de transição, é indefinida. Precisa de rumo, que procura no convívio dos companheiros ou adultos por quem simpatiza. E quantas vezes a escolha de valores resulta das boas companhias!

Os adolescentes têm que adquirir relativo volume de responsabilidade e ajustar-se às inevitáveis limitações da vida em relação ao próximo. E muito lucrarão com isso, pois evitarão um desgaste inútil de energias e perda de alegria.

Urge conduzi-los ao terreno da reflexão.

Fazendo somente o que lhes apraz, sem uso do raciocínio, tornam-se intoleráveis, desperdiçam o tempo, não sentem gosto pelas boas leituras, não reconhecem a importância dos valores.

Jovens desorientados são presas fáceis dos líderes da corrupção.

Pais e professores devem possuir altos níveis de comportamento para impressionarem a juventude com um fim único: o aperfeiçoamento, que vale tanto quanto o desejo de procurá-lo.

Se os novos têm muita coisa que aprender dos velhos, dotados de experiência, para recompensá-las, prestam-lhe valioso auxílio, abrindo novos caminhos com a força dinamizadora de que são dotados.

Não corrompidos, são forças vivas de entusiasmo e progresso.

A importância dos valores
Por Olga Brandão de Almeida

Poderá gostar de conhecer: