;”>Educação não consiste apenas em boas maneiras, é algo mais amplo, mais profundo, porque envolve o desenvolvimento da vontade, os problemas da saúde física, da higiene mental, da formação moral. Olga Brandão de Almeida;

Aproveitemos nossas energias - Por Olga Brandão de Almeida

O ser humano tem vários recursos mentais para bem dirigir-se, mas nem sempre sabe utilizá-los.

O pensamento é o mais importante. Através dele, sob a forma de recordações, a pessoa vê fatos passados. Por que não encará-los como experiência e conservá-los ou transformá-los para realizações futuras?

Para isso, entretanto, é preciso ter vontade, é importante saber que o desejo de realizar alguma coisa é uma força e, como tal, não desaparece e deve ser aproveitada.
As grandes descobertas científicas, que bem provam a evidência dessa afirmativa, nada mais são que uma vontade forte e persistente a dirigir a inteligência.

Uma vontade não satisfeita é capaz de alterar o caráter.
Inúmeras são as pessoas que, por não realizarem a vocação, desajustam-se para o resto da vida, se não tiverem a clarividência de pôr em ação a individualidade, superando a situação.

Não podendo realizar muitos de seus próprios desejos, cada um acumula uma grande soma de energia que aproveita de um modo consciente ou inconsciente, de um modo criterioso ou insensato.

As idéias surgem sob o impulso das emoções, que são forças poderosas. Sem elas, a criatura não poderá sobreviver, não encontrará beleza na vida, não terá alegria de viver, mas também, sob seu domínio é capaz de praticar o bem ou o mal.

Urge, então, que sejam sempre guiadas pelo pensamento, através do raciocínio.

O mundo Terra é um presídio onde o espírito se recupera e, por isso, a vida humana está eivada de sofrimento, fracasso e desilusões.
Provocam emoções que, não podendo parar por serem forças, devem ser desviadas por qualquer atividade. Quando não se exteriorizam, penetram em nosso íntimo através dos diferentes órgãos, produzindo as enfermidades do corpo e da alma.

Conseguir êxito não anula a existência de dificuldades, assim como o fracasso não significa o impedimento de êxitos futuros. Tudo depende de bem analisar os fatos, de desejar renovar esforços, espírito de luta, para finalidades sempre construtivas.

Seja o sofrimento uma escola para estímulo da inteligência, para fomentação da coragem, para boas e eficientes realizações.

As emoções de medo, cólera e ódio, que têm grande influência na conduta humana, são prejudiciais e, pelo pensamento, devem ser desviadas e substituídas por diferentes atividades como o trabalho, uma diversão ou relação social. Conseguir tal objetivo é purificar os sentimentos.
A purificação é um bem para os que nos cercam e também para o espírito, cujo anseio é subir, sempre visando à única meta: o aperfeiçoamento.

O riso e o choro fazem bem; são verdadeiras válvulas de escapamento. Sob a influência de uma forte emoção, o indivíduo pode rir ou chorar; mas nem por isso deve passar os dias a enxugar lágrimas, lamuriando-se, o que seria a carência total de reação contra as forças inferiores a dominar.

Aproveitemos nossas energias
Por Olga Brandão de Almeida

Fonte: Livro Caminhos Certos

Poderá gostar de conhecer:
 Preconceito