;”>Educação não consiste apenas em boas maneiras, é algo mais amplo, mais profundo, porque envolve o desenvolvimento da vontade, os problemas da saúde física, da higiene mental, da formação moral. Olga Brandão de Almeida;

A importância do pensamento - Por Olga Brandão de Almeida

Se muita gente conhecesse o valor do pensamento, a vida não estaria tão cheia de infortúnios e mentiras.

Por meio de pensamentos elevados é que o espírito se põe em contato com as Forças Superiores, fortificando-se. Um espírito forte está sempre pronto a enfrentar os obstáculos que a própria vida oferece.

Sugerem boas idéias, as visões do belo e o contato com a natureza. Para bem viver é importante pensar e trabalhar.

Se o espírito é uma partícula da Inteligência Universal, cada um de nós está sujeito às leis que regem o Universo.
Nossa vida deve, pois, cingir-se ao ritmo da natureza.

Há sempre uma enorme atividade em processo, na sucessão das ondas, no fragor constante das cataratas, nos ruídos das florestas, mas tudo em harmonia com as leis naturais. As tempestades surgem e até são benéficas, mas caso se tornassem ininterruptas, ninguém as suportaria.

O ritmo na vida é de grande importância. Método nas ocupações diárias, irradiações a horas certas têm um efeito tão evidente, que chegam a normalizar o processo de envelhecimento: sem enfermidades e perda de energia.

Orientado pela vontade, o pensamento é a maior força. Expande-se e chega a resultados surpreendentes. A libertação da energia atômica mostra bem as vitórias que pode alcançar o raciocínio, elaborado pelo pensamento, dirigido por uma forte vontade.

Os estados de agitação dependem mais de nossos pensamentos que da situação que nos cerca. Mas agitação produz venenos no corpo e cria males psíquicos muito prejudiciais. Isso, entretanto, não significa que, ocasionalmente, a pessoa não se deixe excitar para corrigir um erro, pois os nervos funcionam. Evitar o estado crônico de nervosismo é o que importa.

Incapacidade e males afins exteriorizam falta de harmonia interior. Utilizar-se do livre arbítrio para conquistar a paz interior em qualquer circunstância é encontrar a fórmula de produção de novas energias.

Pôr o pensamento a serviço da vontade é a base de tudo de bem ou de mal que pode acontecer. Ninguém pode fugir às leis psíquicas de atração: pensar bem é atrair o bem; pensar mal é atrair o mal.

O benefício pessoal é o resultado do próprio esforço. Quando as coisas não andam bem, é possível através de pensamentos construtivos achar uma solução para melhores resultados e, procurando-os calmamente, é muito provável encontrá-los.

Ser feliz é ser bem integrado, é não deixar-se envolver pelas emoções.

Através do pensamento podem prever-se sucessos ou fracassos, levando-se em consideração o modo de proceder de cada um. Sucesso na vida não significa apenas realizações, mas a sabedoria de conquistar o valor pessoal por meio de uma existência controlada e organizada.

Pairam no espaço impressões e desejos, pensamentos bons e maus que se cruzam em todas as direções e formam correntes afins atraídas ou repelidas de acordo com o pensar de cada um. De tudo isso se conclui que atrair bons pensamentos é beneficiar-se.

A tranquilidade e o bem-estar de que se goza na Terra não é privilégio de ninguém, não é favor das Forças Superiores, mas o resultado do esforço próprio.

A pouca sorte, interpretada por muita gente como destino, nada mais revela que uma individualidade fraca e mal dirigida; nada mais representa que uma atitude de desânimo e indolência em relação aos obstáculos.

Ser feliz ou infeliz ocorre por conta do próprio; optar pela felicidade é atitude inteligente.

O espírito encarna para aperfeiçoar-se, logo tem defeitos a serem corrigidos. Pôr a vaidade de lado e reconhecer as próprias falhas é um dever moral.

Há, entretanto, uma acentuada tendência de justificar as faltas perante si mesmo. Mas o combate a essa tendência atingirá seu objetivo, baseado em pensamentos de justiça, lealdade e valor.

A importância do pensamento
Por Olga Brandão de Almeida

Poderá gostar de conhecer:
 Atavismo
 Convite aos jovens de todas as idades