;”>Educação não consiste apenas em boas maneiras, é algo mais amplo, mais profundo, porque envolve o desenvolvimento da vontade, os problemas da saúde física, da higiene mental, da formação moral. Olga Brandão de Almeida;

Sombrios obstáculos - Por Olga Brandão Cordeiro de Almeida

Todos que têm um pensamento esclarecido, um juízo equilibrado e uma vontade educada, possuem também um desejo de ajudar aos pais na difícil tarefa de educar.

Atravessa-se uma época de real progresso material que está a exigir dos educadores uma mentalidade com justo equilíbrio. Não é demais lembrar aos pais que no conhecimento de si próprio está o domínio do espírito sobre a matéria. Isso é tão importante, que leva o indivíduo a fazer triunfar, à sua volta, o poder moral sobre a força bruta.

Sombrios espetáculos oferecem, às vezes, alguns programas de televisão arranjados, talvez, à última hora, por pessoas inescrupulosas, nos quais mocinhas se apresentam no palco, expondo uma coreografia de baixo nível.

Sombrios espetáculos são também os das adolescentes que, acompanhadas dos namorados, perambulam pelas ruas, numa indumentária e intimidade que fazem estarrecer.

Felizmente, esse grupo ainda é pequeno e assim procede porque os pais ou parentes são incapazes de impedi-las de tomar parte em tais exibições.

Se a responsabilidade cabe à Censura, recai, principalmente, naqueles pais que jogam os filhos fora do lar por comodidade.

Surge, ainda, na atualidade, uma poderosa influência exercida por grupos de infelizes adolescentes que vivem às soltas, perdidos na confusão de uma sociedade mal orientada.

O abandono em que se encontram constitui um dos grandes males sociais cuja terapêutica se torna dia a dia mais complexa.

Por um curioso fenômeno de confusão mental, paira no espírito de certos pais e educadores a noção de moral sem nenhuma ligação com os fatos. É uma particularidade inquietante no adulto, mas um fato comum no adolescente.

A adolescência é uma fase de transição tão complexa que chega ao ponto de confundir o falso e o verdadeiro. Há, nesse período da vida, uma acentuada expansão física e mental; desenvolvem-se, ao mesmo tempo, o corpo e a mente.

O adolescente tende ao exagero e, para corrigi-lo, de nada adiantam a indignação, a cólera, nem longas explicações, mas a habilidade de ligar um espírito a outro espírito.

Esquecem-se, muitas vezes, os pais de que educar não é modelar a seu bel-prazer. A massa é animada por uma força viva que se chama espírito e que, nem sempre, aceita a forma que lhe querem dar!

Educação é trabalho lento que exige do educador um grande esforço moral.

Sermões hoje são coisas passadiças que nada significam diante do valor de uma função moral! Esta se revela quando se consegue tirar de um defeito uma dose de virtude.

Não é por meio de conflitos entre pais e filhos que se corrigem falhas. Os conflitos podem até gerar defeitos irreparáveis.

Educar é criar relações tão sadias que despertem nos filhos o gosto de aperfeiçoamento.

Sombrios obstáculos
Por Olga Brandão Cordeiro de Almeida

Poderá gostar de conhecer:
 A missão de cada um ... é evoluir...
 Mediunidade - Todos precisamos destes esclarecimentos
 Todos, sem exceção, podem reverter qualquer situação
 Atavismo
 Corrente Fluídica (Irradiações) - Hora do banho espiritual
► Convite aos jovens de todas as idades